1996 - Era uma vez...


É Julho de 1996. Uma fogueira se ilumina em uma ilhota no meio do Lago Pyhäjärvi, em Kitee. Então, à meia noite, algo que mais tarde traria consequências acontece. Tuomas tem a idéia de um projeto solo para tocar música acústica.
A idéia rapidamente se cristaliza: o som deve incluir violões, flautas, cordas, piano e vocais femininos. O guitarrista Erno "Emppu" Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen logo se juntam ao projeto.

1997 - Contrato de gravação
O embrião criado por Holopainen toma forma em apenas alguns meses, e a primeira demo do Nightwish é terminada no começo de 1997. As opiniões alheias são reservadamente positivas e as sementes plantadas durante o verão começam a brotar durante o congelante inverso de Karelia.
Novas dimensões logo aparecem na música a banda: Vuorinen muda de violão para a guitarra e Jukka entra como baterista. Algumas semanas de ensaios intensos culminam numa demo gravada em Abril, contendo sete faixas com a nova formação.
As músicas atraem a atenção da Spinefarm Records, que oferece um contrato para o grupo. Durante o verão, o Nightwish grava mais quatro faixas e seu debut nomeado Angels Fall First é lançado em Novembro. O lançamento alavanca para a posição de número 31 nas paradas Finlanesas enquanto o single The Carpenter já estava dentro do Top 10.
Finalizando um ano de certa forma movimentado, o Nightwish faz seu primeiro show na noite de Ano Novo. Mais de 400 pessoas aparecem no Huvikeskus, em Kitee, e a banda está muito nervosa, mas o show supera todas as expectativas.


1998 - Virando profissionais
Depois de seu primeiro show, o Nightwish toca apenas alguns poucos shows, ja que o serviço militar obrigatório e os estudos os impediam de fazer uma turnê pesada. Em sua segunda apresentação, eles aparecem no palco do Lepakko, em Helsinki, e todos estão extremamente nervosos: Turunen chora no palco e Tuomas quase desmaia devido ao clima de excitação. Ainda assim, a banda passa pela prova de fogo com saldo positivo e sem nenhuma sequela física ou emocional.
Durante o verão, o Nightwish recruta um baixista permanente, Sami Vänskä. A estação é passada escrevendo material novo e a banda entra em estúdio no começo de Agosto. Oceanborn, um disco significativamente mais poderoso e profissional que seu antecessor, é lançado no dia 07 de Dezembro. Mixado por Mikko Karmila, que posteriormente se tornaria aliado de confiança da banda, Oceanborn vai diretamente ao número 5 nas paradas Finlandesas. O sucesso surpreende a todos, ainda que o single "Sacrament Of Wilderness" já havia conquistado a primeira posição das paradas de singles.


1999 - Saindo da Finlândia
Oceanborn é lançado internacionalmente durante a primavera, impulsionado pelo novo single "Sleeping Sun" que vende mais de 15.000 cópias em algumas semanas apenas na Alemanha.
Quando os rapazes saem do serviço militar, o Nightwish está realmente apto a entrar no circuito de shows. Como a banda é agendada para todos os grandes festivais Finlandeses, o verão vê uma furiosa sequência de shows.
A leva de shows no verão se encerra com uma feliz nota, já que tanto Oceanborn quanto o single Sacrament Of Wilderness ganham Disco de Ouro. Pouco depois, o Nightwish embarca em sua primeira turnê Européia, abrindo os shows do Rage por quatro semanas entre Novembro e Dezembro.




2000 - A primeira turnê mundial
O novo milênio começa com bastante atividade, já que o Nightwish começa a gravar seu terceiro álbum durante as primeiras semanas de Janeiro. A banda também participa do programa Eurovision, ganhando disparado nos votos do público, mas o juri responsável decide por fim que não os querem representando a Finlândia.
Wishmaster é lançado em meados de Maio e a banda comemora a ocasião com um show no Icehall de Kitee. O disco chega a primeira posição na Finlândia e permanece assim por três semanas, levando Disco de Ouro. Wishmaster é lançado internacionalmente durante o começo do verão e o CD é eleito o Disco do Mês em diversas publicações, especialmente na Alemanha.
Impulsionados pelo sucesso de Wishmaster, o Nightwish arranja sua primeira turnê mundial e os meses de verão vêem a banda tocar para audiências enlouquecidas em lugares como Brasil, Chile, Argentina, Panamá e México. No Outono, o Nightwish faz sua primeira turnê Européia como atração principal e ao fim de Novembro voam para a América do Norte pela primeira vez para fazer dois shows em Montreal, Canadá.
Para comemorar o ano bastante ocupado, o Nightwish faz um show em Tampere que é gravado e filmado para DVD. Durante o show na Pakkahuone, os rapazes são também apresentados com algumas memórias valiosas, já que as vendas locais do Wishmaster lhes rendia Disco de Platina.




2001 - Da crise para novos caminhos
Não há descanso para o Nightwish, uma vez que a banda imediatamente entra em estúdio após uma turnê Finlandesa no começo do ano. O EP "Over The Hills And Far Away" é lançao em Junho e permanece nas paradas por cerca de um ano. O show gravado em Pakkahuone sai em Abril, nomeado From Wishes To Eternity - Live.
O Nightwish faz seu último show do ano em Nivala, já no meio de Setembro, e este poderia ter sido seu canto de cisne, já que Sami não demonstra mais tanto interesse na banda, Tarja passa cada vez menos tempo com os outros membros e inúmeros problemas continuaram a aparecer. Após encerrar a turnê, Tuomas diz que a estória do Nightwish está aparentemente terminada.
Enquanto explorava as floresta de Lapland no Outono, o cérebro do grupo muda sua mente: O Nightwish vai continuar sua carreira, mas somente depois que algumas mudanças essenciais forem feitas. Ewo Pohjola da Spinefarm Records se torna empresário da banda, a King Foo Entertainment começa a agendar os shows e Sami é substituído pelo baixista e vocalista Marco Hietala.
Para marcar o começo da nova era, a loja exclusiva de produtos da banda, Nightwish-Shop, é aberta em Novembro, ligada ao site oficial.


2002 - Discos de Ouro e shows esgotados
O Nightwish rapidamente ganha atenção novamente, quando começam a gravar Century Child, em Janeiro. O single "Ever Dream" sai em Maio e rende Disco de Ouro em apenas dois dias. Após três semanas, Century Child faz ainda melhor, vendendo Ouro em apenas duas horas.
Na Alemanha, o álbum chega ao número 5 nas paradas oficiais.
Uma turnê Sul Americana em Julho se torna um grande trunfo com tantos shows esgotados. E os shows de sucesso continuam na Coréia do Sul, Rússia e por toda a Europa.
No fim do ano, o Nightwish faz uma pausa, mas os membros ainda se mantém ocupados com outros projetos, como o Sethian, For My Pain, Trio Niskalaukaus, Altaria e Tarot.




2003 - Shows, DVD e trabalho de estúdio
O Nightwish começa o ano em grande estilo com aparições na Alemanha na König-Pilsener Arena, Oberhausen e na Zenith, em Munique. No fim, a banda consegue agendar apenas alguns shows na Finlândia, mas toca em grandes festivais Europeus como o Bloodstock (Inglaterra), Lowlands (Holanda) e M’era Luna (Alemanha). Do outro lado do oceano, tocam em lugares como New York, Atlanta e Cidade do México.
Um documentário em DVD, End Of Innocence, é lançado no início de Outubro, e nos últimos meses do ano a banda começa a gravar seu quinto trabalho.


2004 - A banda mais popular na Europa!
O começo de 2004 passa rápido dentro do estúdio, e no começo de Junho é lançado Once: uma obra prima com uma hora de duração que traz novos elementos ao já conhecido som da banda. O gênio Inglês, Sr. Pip Williams, criou majestosos arranjos de orquestra e corais e o músico Nativo Americano John Two-Hawks aparece na faixa "Creek Mary's Blood".
Once chega ao topo das paradas na Finlândia e também Alemanha, Noruega, Hungria e Grécia e se torna lançamento de maior sucesso no verão Europeu. O primeiro single, "Nemo", é seguido de "Wish I Had An Angel", "Kuolema Tekee Taiteilijan" e "The Siren".
A turnê mundial para "Once" começa no Ice Hall de Kitee no fim de Maio e leva o Nightwish a uma longa jornada pelos EUA, América do Sul e Europa.


2005 - O fim de uma turnê e o fim de uma era


Enquanto a turnê de "Once" continua pela Europa em Fevereiro, Tuomas e Marco fazem uma pequena pausa e voam para a Finlânia, onde recebem nada menos que cinco prêmios no prestigioso Emma Gala. A parte Européia da turnê termina em grande estilo, com um show em Stuttgart, na Alemanha, para mais de 10.000 pessoas.
Durante um verão ocupado, o Nightwish aparece ao lado de gigantes como Iron Maiden e Mötley Crue. O começo do Outono não dá trégua a banda, já que continuam a esgotar os shows em lugares como o Hammersmith Apollo, em Londres, e fazem um show num estádio de futebol com o Scorpions e outras atrações, em São Paulo, Brasil. Em Setembro, uma coletânea chamada "Highest Hopes: The Best Of Nightwish", é lançada.
A "Once World Tour" culmina em um show lotado na Hartwall Arena, em Helsinki, para cerca de 12.000 fãs. O show derradeiro é gravado para o vindouro lançamento, "End Of An Era".
No total, a turnê de divulgação de "Once" totaliza mais de 130 shows, fazendo com que fãs em lugares como Austrália, Colômbia, Polônia, Portugal e Grécia pudessem ver a banda pela primeira vez. Após este incansável giro, "Once" alcançava a marca de cerca de um milhão de cópias vendidas.

No entanto, o ano ainda não havia terminado - longe disso. Imediatamente após o término do show final, Tarja recebe uma carta aberta assinada pelos membros da banda. A mensagem é clara: Tuomas, Jukka, Emppu e Marco decidiram continuar com o Nightwish sem ela. A turnê de "Once" mostrou ao restante da banda que continuar a trabalhar com Tarja e seu marido e empresário Marcelo havia se tornado impossível.




2006 - Novos lançamentos, novos planos
Enquanto o falatório causado pelo afastamento de Tarja lentamente vai acabando, o Nightwish anuncia sua busca por uma nova vocalista. No começo do verão, o DVD "End Of An Era" é lançado, juntamente com uma biografia escrita por Mape Ollila, chamada Once Upon A Nightwish.
Os músicos passam o verão no interior da Finlândia, ensaiando e arranjando as músicas para seu próximo álbum, e as gravações começam em Setembro.



2007 - Nova vocalista anunciada, o mundo espera
No total, o Nightwish recebe mais de duas mil demos de vocalistas esperançosas. O trabalho parece interminável, mas devagar e com certeza o número de candidatas vai diminuindo. Depois de muita análise e consideração, a banda escolhe Anette Olzon da Suécia como sua nova vocalista. As gravações de Dark Passion Play então continuam no Abbey Road Studios em Londres, além do Finnvox, em Helsinki.
O segredo é revelado no fim de Maio, quando o Nightwish anuncia a identidade de sua nova vocalista juntamente com o lançamento de "Eva", o primeiro single do novo álbum. Um segundo single, "Amaranth", é lançado antes que Dark Passion Play chegue às lojas, no fim de Setembro. O multifacetado álbum vende 50.000 cópias na Finlândia em apenas um dia.
Assim como Once incorporou novas influências ao som da banda há alguns anos, Dark Passion Play também faz com que o Nightwish navegue em águas desconhecidas: "Master Passion Greed" é provavelmente a faixa mais pesada que já gravaram, enquanto "Last Of The Wilds", que conta com a participação do multi-instrumentista Troy Donockley, leva o ouvinte aos mouros da velha Escócia.
A turnê mundial de Dark Passion Play começa com três shows secretos de aquecimento, onde tocaram sob vários pseudônimos. Durante o Outono a banda toca intensamente nos EUA e também na Escandinávia. Um vídeo para "The Islander" é filmado em Lapland, e como você irá saber, esta produção terá um efeito de longa duração no futuro do Nightwish.


2008 - Na estrada
A intensa turnê mundial continua no primeiro dia do ano, em Helsinki, e leva o Nightwish ao mundo todo, da Austrália ao Leste, da América do Sul até a América do Norte, passando pela Europa. Apenas no fim do ano que a banda tem direito a algumas merecidas férias.


2009 - A primeira turnê termina, que venha o próximo álbum
A "Dark Passion Play World Tour" continua em Março, quando é lançado o novo EP ao vivo "Made In Hong Kong (and in various Other Places". As casas de shows pela Europa passam a ser enormes, com o Nightwish tocando em lugares como a Ahoy, em Rotterdam e Zenith, em Paris.
Após uma turnê pelos EUA na primavera e algumas aparições em festivais Europeus no verão, a "Dark Passion Play World Tour" (que teve mais de 200 shows) se encerra em uma apresentação esgotada na Hartwall Arena, em Helsinki. Dado o fim da turnê, a banda sai dos olhos do público, mas fora dos holofotes muita coisa já está acontecendo, uma vez que as preparações para um novo álbum de estúdio já começaram.




2010 - Preparando o novo passo
Os primeiros meses do ano são usados para escrever músicas e letras, e já em Abril, Tuomas está pronto para gravar uma demo preliminar do novo álbum, Imaginarium. Durante o verão intenso, o Nightwish monta seu próprio refúgio perto de Kitee, onde ensaiam e arranjam o novo material, processo que dura alguns meses.
As gravações começam em Outubro, no Petrax Studios, em Hollola, Finlândia. As partes de bateria, baixo e guitarras são finalizadas perto do final do ano.



2011 - Não um, mas dois: um álbum e um filme!
Fevereiro começa com tudo, quando Tuomas faz a seguinte declaração: "Estamos gravando um disco conceitual, onde os climas entre as músicas variam ainda mais radicalmente do que antes. Nosso parque de diversões surreal, com passeios ao estilo Burton/Gaiman/Dali está quase pronto."
Após pouco mais de uma semana, o grupo revela um segredo muito bem guardado. Como diz o release de imprensa: "De forma silenciosa, juntamente com seu novo álbum, o Nightwish também tem trabalhado num filme. Imaginaerum é um filme de fantasia baseado no disco que leva o mesmo nome e 13 músicas."
A natureza dupla de Imaginarium tinha sido concebida anos antes, quando Tuomas apresentou a Stobe Harju (o diretor do vídeo "The Islander") a idéia de filmar 13 vídeos para o disco. Uma vez que o diretor sugeriu que eles incluíssem alguns diálogos entre as músicas, a idéia final havia se tornado clara: Imaginarium seria um longa metragem com uma estória.
As gravações de Imaginarium continuaram durante a primeira parte do ano, em Helsinki e Londres, e mais uma vez, o Nightwish confiou a Pip Williams os arranjos de orquestra e corais. Desta vez também teremos um coral infantil no álbum, além de outras novidades. Depois que Anette terminasse as gravações dos vocais em Abril, Mikko Karmila poderia começar com a mixagem final.
No final do verão, modifica a ortografia do título para Imaginaerum e anuncia que o novo álbum será lançado na Finlândia ao fim de Novembro. O single "Storytime" é lançado como aperitivo para a viagem de montanha russa de 75 minutos que viria a seguir.
No meio de Setembro, a banda voa para um estúdio de filmagens em Montreal, onde Imaginaerum (o filme), a ser lançado na primavera de 2012, está sendo gravado. As partes dos músicos são imortalizadas durante uma intensa semana.
Ao mesmo tempo, o grupo anuncia seus próximos shows na Europa, enquanto os detalhes da próxima turnê Finlandesa são revelados no final de Outubro. A turnê mundial começará em Los Angeles, em 21/01/2012.
As últimas semanas de 2011 serão com certeza interessantes, já que o próximo ano deve se tornar o mais excitante e cheio de acontecimentos na história do Nightwish...



2012 - 01/10/12 Comunicado aos fãs e imprensa

Outro capítulo na estória do Nightwish termina hoje. A banda e Anette Olzon decidiram se separar, em comum acordo, para o bem das partes envolvidas.

Recentemnte tem se tornado cada vez mais óbvio que as necessidades e direção da banda estavam em conflito, e isso nos levou a uma difusão que não podemos recuperar.

O Nightwish não tem intenção de cancelar nenhum dos próximos shows, e como resultado nós decidimos trazer uma vocalista substituta a partir de Seattle, hoje, dia 01/10/12. Seu nome é Floor Jansen, da Holanda, ex-vocalista do After Forever e Revamp, e ela graciosamente topou nos ajudar a completar a turnê do Imaginaerum.

Nós todos estamos fortemente comprometidos a esta jornada, o veículo do espírito, e temos certeza de que isso guiará a um futuro ainda melhor para todos. Para sempre continuaremos animados com as aventuras que virão e estamos extremamente orgulhosos dos dois álbuns e todos os maravilhosos shows que fizemos juntos.

- NIGHTWISH & Anette Olzon

Floor Jansen ao vivo
Fonte: http://www.nightwish.com