Biografia Erno Matti Juhani Vuorinen

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

 Tive problemas com spam na biografia do Emppu, então apaguei a antiga postagem e estou repostando a biografia do mesmo.


Erno Matti Juhani Vuorinen mais conhecido como Emppu Vuorinen (Kitee, 24 de Junho de 1978) é um guitarrista finlandês mundialmente famoso por fazer parte da banda de metal sinfônico Nightwish, desde 1996 até hoje. As técnicas solo de Emppu incluem uso avançado de tapping e tremolo, entre outras.

Emppu ainda é famoso na Finlândia com outras bandas, como o Brother Firetribe e Altaria. Ele ainda esteve envolvido no Aina, um grandioso projeto musical que reuniu musicos de Metal e Hard Rock do mundo todo. Além disso Emppu já fez várias composições para a TV finlandesa, e frequentemente toca ao vivo com outras bandas, em participação especial.


Biografia e carreira musical

Emppu começou a tocar guitarra aos 12 anos, influenciado pelo irmão, tendo participado de vários projetos pequenos na adolescência.
Em 1996, Emppu tornou-se um membro fundador do Nightwish, uma banda de metal sinfônico, ao lado de Tuomas Holopainen. A banda é mundialmente famosa hoje em dia, tendo vendido cerca de 10 milhões de cópias ao redor do mundo, com oito discos (seis álbuns e dois EP) e 4 DVDs. O Nightwish trocou de vocalista em 2005, escolhendo Anette Olzon como substituta, lançando o álbum Dark Passion Play logo em seguida; o sétimo álbum da banda, Imaginaerum, foi lançado em 30 de novembro de 2011.
Emppu também é conhecido na Finlândia por tocar na banda Brother Firetribe, criada em 2002, que já lançou dois álbuns até agora, False Metal (2006) e Heart Full of Fire. Recentemente, a banda realizou uma turnê de 18 shows pela Europa entre 31 de janeiro e 21 de fevereiro de 2009, a European Cynic Campaign 2009, que passou por Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Suíça, Itália, França e Espanha.
Erno recentemente envolveu-se no projeto paralelo do vocalista do Angra, Edu Falaschi, o Almah, atuando no primeiro álbum como principal guitarrista. Segundo consta, o Brasileiro Edu Falaschi passou quinze dias na Finlandia, no estúdio de Emppu, gravando as partes da guitarra.


Equipamentos

Emppu Vuorinen usava originalmente as Guitarras Washburn nos primeiros anos do Nightwish. Normalmente usava duas WASHBURN CS-780, sendo uma branca e uma roxa com detalhes dourados. Em Maio de 2004, a ESP fez uma guitarra personalizada em homenagem ao Emppu. O modelo foi chamado de ESP EV-1 (EV – Emppu Vuorinen) e a partir daí ele usa este modelo.
Suas ESP EV-1 tem captadores Seymour Duncan (TB-5 na ponte, SHR-1n no meio e um SH-2n no braço). As cores de suas guitarras continuam as mesmas, e juntamente dessas ele utilizou uma ESP Eclipse Vintage Black, que foi utilizada na gravação dos clipes Amaranth e Bye Bye Beautiful. Os amplificadores são Mesa Boogie com Marshall.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Emppu_Vuorinen

 Biografia segundo o próprio Emppu Vuorinen

Biografia
Após cuidadoso planejamento e execução, Emppu e seu irmão gêmeo nasceram no dia 24 de Junho de 1978, em Kitee, para a felicidade da família Vuorinen. O número final de irmãos acabou sendo cinco: eu, meu irmão e três lindas irmãs. A família é completa com meu pai e minha mãe, os que instigaram esse caos.
Minha infância e adolescência foram vividas do jeito que se deve, fazendo essas coisas: esportes, andando pela floresta, tocando músicas e, de vez em quando, até estudando. Depois de tocar em várias bandas, meu caminho finalmente cruzou com o de Tuomas e o resto dos caras. E continuo neste caminho. É uma estrada cheia de curvas e com alguns buracos às vezes, mas estamos acelerando por ela causando alguns ruidos.
Eu comecei seriamente com música quando eu tinha onze anos, graças a dois amigos guitarristas, especialmente Matti Turunen. Ele foi um dos responsáveis pelo efeito bola de neve no meu modo de tocar.
Depois que aprendi a afinar o negócio, eu basicamente comecei a ouvir a todos os tipos de fitas e discos, tentando tocar aquelas coisas. Eu tocava teimosamente todo tipo de gênero musical. Obviamente eu gostava mais de umas do que outras - quem sabe por que?
Além da banda, estou atualmente envolvido com o Brother Firetribe com o restante dos "tios". Estivemos bastante quietos nos últimos dois anos, algo que está basicamente dentro de nossa filosofia: nós fazemos o que fazemos quando sentimentos que devemos. Você pode levar um cavalo para a água mas não pode fazê-lo beber, ou algo do tipo. De qualquer forma, ainda estamos na ativa e até gravamos algumas faixas novas.

Fonte:http://nightwish.com/pt/band/members?id=5

Minha opinião: Emppu é admiravel, ele realmente se diverte tocando com a banda, sempre muito notado nos  shows e muito cativante, além de ser um gênio, muitas das músicas e arranjos do nightwish foi ele que fez junto ao Tuomas. Ele é um sujeito bem brincalhão e de familia, muitas vezes você o vê com algum familiar por perto.

Jean Chareta

0 comentários: