Biografia de Marco Hietala

sábado, 3 de novembro de 2012

 

Marco Tapani Hietala (Helsinki, 14 de Janeiro de 1966) é baixista e vocalista da banda finlandesa Nightwish.


Biografia e carreira

Hietala se juntou ao Nightwish em 2002 para o lançamento do álbum Century Child, naquele ano, substituindo Sami Vänskä. Hietala também ja esteve na banda Delain, que reúne muitos membros da comunidade gótica e Heavy metal. Ele fez também uma participação no álbum Invitation, da banda Altaria, como back vocal. Hietala também é membro fixo na banda Northern Kings que reúne alguns dos maiores vocalistas da Finlândia . Hietala também é conhecido por ser o vocalista da banda Tarot, ao lado de seu irmão Zachary.
Após a entrada dele no Nightwish, o compositor Tuomas Holopainen escreveu muitos sons para serem duetos entre Hietala e a ex-vocalista da banda, Tarja Turunen. Um dos duetos mais famosos dos dois foi a regravação de Phantom of the Opera, do álbum "Century Child".
Durante os shows do Nightwish, Turunen fazia uma pausa entre as músicas, antes da entrada de Hietala, esse tempo era preenchido com um som instrumental. Após sua entrada no Nightwish, a banda começou a regravar músicas de artistas famosos, como "Crazy Train" de Ozzy Osbourne, "Wild Child" do W.A.S.P., "Don't Talk to Strangers" do Dio, "Symphony of Destruction" do Megadeth e "High Hopes" do Pink Floyd, essa última foi utilizada e vários Shows, DVDs e coletâneas da banda. Hietala esteve muito envolvido na produção do, Dark Passion Play, sexto álbum do Nightwish; ele foi o cantor pricipal de vários sons como "Bye Bye Beautiful" e "7 Days to the Wolves", Hietala ainda fez Backing Vocal nas faixas "Meadows of Heaven" e "Cadence of Her Last Breath", e escreveu a música "The Islander" na qual foi o principal vocalista; o sétimo álbum da banda, Imaginaerum que foi lançado em 30 de novembro de 2011.
Em 2007, Hietala foi escolhido pela conceituada Kuopio Seniorhigh of Music and Dance como "Artista do ano". Hietala disse odiar sua barba trançada, dizendo que ela é ridícula e cômica.
Em março de 2009, ele se juntou a banda finlandesa Sapattivuosi, cover de Black Sabbath

Equipamento

Hietala usa um baixo de quatro cordas, com afinação padrão (EADG) para músicas até o álbum Wishmaster, e afinação um tom abaixo (DGCF) para músicas do álbum Century Child e posteriores, sempre acompanhando a afinação do guitarrista Emppu Vuorinen.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Hietala

BIOGRAFIA SEGUNDO O PRÓPRIO MARCO HIETALA:

Biografia
Eu nasci como o filho mais novo e fui nomeado Marko Tapani Hietala, completando a família Hietala em quatro pessoas. Minha data de nascimento é 14/01/1966. Eu vivi meus primeiros quinze anos em Tervo, uma pequena cidade no meio da Finlândia com população total de cerca de 2.500 pessoas. Sem ofensas, ainda tenho amigos e familires por lá...
A música me cativou desde sempre, pelo que me lembro. Minhas primeiras memórias musicais são os cantos de ninar do meu pai e seu violão. A coleção de discos do meu pai tinha todo tipo de Jazz, Clássico, Folk Irlandês, Beatles, Elvis e discos de Rock Folk Finlandês. Comecei a cantar aos onze anos e a bagunçar o violão do meu pai aos doze. Aos treze eu já estava em minha primeira banda da escola, chamada "Sabotage" (não é coindicência, o Black Sabbath já era grande influência juntamente com a fase Dio do Rainbow), onde eu tocava baixo e cantava. Punk Rock e Metal já eram nossas prioridades.
Guiado pela fagulha musical, aos quinze anos eu deixei Tervo e fui para Kuopio, uma cidade vizinha com 80.000 pessoas. Lá comecei a frequentar uma escola musical no Ensino Médio para estudar violão clássico, voz e teoria por três anos. De lá continuei para a Oulunkylä Pop e o Conservatório de Jazz em Helsinki por mais um ano e meio, mas eventualmente caí fora quando o Tarot conseguiu um contrato para nosso primeiro disco e turnê, em 1986 (sendo o Tarot a primeira banda "profissional" montada por mim, meu irmão Zac e o baterista Pecu Cinnari, em 1984).
O Tarot ainda está vivo e detonando, e geralmente fica ativo quando o Nightwish não está. Minhas outras atividades musicais incluem engenharia de estúdio. Também produzi os vocais para o Amorphis em vários de seus álbuns. Eu fiz durante alguns anos shows, tanto acústicos quanto elétricos, com uma banda chamada Metal Gods. Toquei guitarra base e fiz backing vocals em uma banda de rock & soul anos 60 com nove integrantes durante anos. Além desses, integrei ou toquei em vários grupos como Northern Kings, Sinergy, Sapattivuosi, Delain, Conquest, Raskasta Joulua etc, só pra citar alguns. Eu escrevo músicas e letras tanto em Inglês quando em Finlandês.
Tuomas e Ewo, da King Foo Entertainment, me ligaram numa noite de Novembro em 2001. Eles me disseram que havia uma vaga para um baixista que cantasse no Nightwish e perguntaram se eu tinha interesse. Parece que sim, né? Obrigado, caras! Tem sido sensacional para mim!
Meus objetivos e gostos musicais, e a vida, tem sido basicamente refletidos no Nightwish. Eu espero ser capaz de manter uma mente aberta tanto musical quanto ideologicamente. Espero conseguir sentir meus pêlos arrepiarem com momentos incríveis de música, sejam eles criados por nós, algo que ouvi ou em algum show que eu presenciei. Quero ser capaz de respeitar e cuidar de meus amigos e entes queridos em casa, nas bandas e onde mais for. Quero sentir orgulho nos momentos de glória e ser humilhado pelo privilégio de existir neste multiverso de possibilidades infinitas.
Eu ainda acho estranho, até extraordinário, fazer parte de algo que obviamente tocou e afetou a tantas vidas. Meu respeito vai para você, leitor destas linhas, também.

Fonte: http://nightwish.com/pt/band/members?id=3

Minha Opinião: O grande Hietala, para mim o mais notório nos shows, sempre com a presença forte e uma voz animal, ele e sua barba de "vicking"(sua marca registrada), é mais um que eu admiro, ele, assim como Emppu, é muito brincalhão e também adora uma bebida, hehe, é um compositor respeitado, tendo também contribuido em algumas letras da banda.

Jean Chareta

0 comentários: