Biografia de Jukka Nevalainen

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jukka "Julius" Antero Nevalainen (Kitee21 de Abril de 1978) é um baterista atualmente ativo na banda de Symphonic metal Nightwish e na banda de Metal progressivo Sethian. O apelido "Julius" foi dado pelo Ewo (empresário da banda) durante a turnê do Once nos Estados Unidos. Ele mora com sua esposa Satu, sua filha Luna (março de 2003), seu filho Nikki (dezembro de 2005) e sua mais recente filha, Lara (junho de 2010) em Joensuu, na Finlândia.


Biografia e carreira



Jukka nasceu e cresceu em Kitee, na Finlândia, ele começou a tocar bateria aos 11 anos de idade quando um professor de sua escola lhe disse que um curso musical havia sido começado entre os alunos, logo, Jukka arrumou um lugar em casa para praticar nas horas vagas.

A primeira banda oficial de Jukka foi "The Highway", mas ele tocava em conjuntos desde seus 15-16 anos, nessa época, Jukka ainda tinha 2 aulas semanais para se apefeiçoar. Após sair de The Highway, Jukka conheceu o guitarrista Erno Vuorinen e começou a se envolver em vários projetos com ele.

Aos 17 anos, Erno foi contratado pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen para integrar o projeto que ele havia começado com sua colega de escola, Tarja Turunen, o projeto se transformou na banda Nightwish,pouco tempo depois, Erno apresentou Jukka para Holopainen, que o contratou como baterista da banda em pouco tempo. Jukka também faz parte da banda Sethian, mas essa não ganha muita atenção pelos integrantes estarem envolvidos com projetos maiores.

A marca registrada de Jukka é a bandana que ele sempre usa na cabeça durante os shows, ele também é conhecido como vegetariano pelos fãns.




Equipamento


Após os primeiros anos do Nightwish, Jukka passou a usar uma "Drum Kit" para profissionais, ele a usou entre os álbuns Wishmaster (2000) e Once (2004). Após esse período, ele já adotou modelos da "Tama", "Paiste" e "Pro-mark".






BIOGRAFIA SEGUNDO O PRÓPRIO JUKKA NEVALAINEN:

Biografia
Eu nasci em Kitee, Finlândia, em 21/04/1978. Tive uma infância bastante feliz numa família de cinco: eu, minha mãe, meu pai, irmã e um irmão. Pesäpalo, uma versão Finlandesa do baseball, teve grande papel na minha vida no começo, mas aos onze anos, finalmente a música me salvou do esporte (ou então salvou os esportes de mim, ainda não sei). Enfim, aos onze anos, fiz o exame de admissão na escola de percussão local e, para minha grata surpresa, eu fui aprovado. Minha viagem pelo extraordinário mundo da música havia começado.
Eu percebi rapidamente que eu realmente me divertia atrás da bateria. Na escola de música aprendi o básico de teoria musical e logo desenvolvi técnica suficiente para levar meu instrumento numa boa. Na escola regular eu toquei na banda, liderada pelo nosso professor de música, Plamen Dimov. Nós tocávamos uma mistura de Funk-Rock-Jazz e basicamente tínhamos músicas cover em nosso repertório. Eu devo ter tido algum tipo de crise pré-adolescente ou algo do tipo, mas ao final da oitava série eu saí da escola de música e da banda na escola, pois eu sentia que não queria mais tocar bateria. Mas se você realmente está afim de algo, leva muito mais que uma crise adolescente pra te manter longe daquilo para sempre...
Um ano depois um amigo meu que precisava de um baterista me pediu para fazer parte de sua banda. Depois de pensar no assunto um pouco, eu decidi topar. E lá estava eu, fazendo parte de minha primeira "banda de garagem", bem no meu caminho para a depravação. Não consigo me lembrar se chegamos a ter um nome pra essa banda. A direção musical deles não era o que eu queria, mas foi uma ótima oportunidade de tocar em uma banda e gravar uma demo pela primeira vez. Meu gosto musical estava fortemente mudando para o Hard Rock e o Heavy Metal, sendo minhas bandas favoritas o Stratovarius, Dream Theater, Helloween, Metallica e o Paradise Lost. Logo após que saí dessa primeira tentativa de banda, formei minha primeira banda com Emppu e outros caras locais. Nomeamos esta maravilha de "Nidhro't" e basicamente tocávamos rock calcado nas guitarras com letras em Finlandês, mas você conseguia ouvir claramente nossas influências metálicas. Aqueles foram tempos ótimos pra gente! Conseguimos nosso primeiro local de ensaio próprio e realmente aproveitávamos nosso pequeno refúgio. Paralelamente ao Nidhro't, começamos nossa primeira "real" banda de Metal chamada "Ambrosia", que tocava metal melódico instrumental.
Num dado momento Emppu me falou sobre um projeto que o Tuomas estava começando e eu fui ver as gravações das demos. Soava muito interessante, já que a combinação da voz alta e operística da Tarja com aquela música crua e acústica de fundo formavam algo que eu não conseguia categorizar. Pouco tempo depois da demo estar gravada, Emppu e Tuomas vieram até minha casa e eu ouvi que tinha a vaga de baterista em uma banda chamada "Nightwish". Ouvimos a primeira demo de teclados do Tuomas e marcamos nosso primeiro ensaio. Eu estava animadíssimo!
Em 2003 entrei para o Sethian, uma banda que também lançou um álbum, chamado Into The Silence, pela Spinefarm. Mesmo que nunca tenhamos oficialmente acabado com a banda, me parece que nosso debut permanecerá nosso único lançamento. Alguns anos atrás formamos uma banda-terapia chamada Bitch Driven, que era ótima pra se divertir e relaxar. Talvez algumas dessas bandas se tornarão ativas novamente, ou talvez apareceremos com outras novas, mas pelo menos por enquanto, eu tenho tudo com o Nightwish.
Meu objetivo no Nightwish é continuar sendo honesto comigo mesmo, a todos a minha volta e a música. Neste mundo musical em constante mudança, é muito fácil perder seu foco e esquecer de onde você veio e porque você começou a tocar. Mas se você conseguir administrar bem sua cabeça e não deixar as coisas secundárias os engane, existem coisas maravilhosas a serem criadas, além de aventuras animadoras esperando por você. No fim, se tirarmos fora os aspectos fúteis e tediosos da vida - como dinheiro, posição, responsabilidades e limitações - nossa vida é essencialmente o que fazemos dela.

Fonte: http://nightwish.com/pt/band/members?id=4

Minha opinião: Jukka é demais!, sou muito fã dele, o cara toca muito bem e tem muito estilo, sempre faz algum movimento irado enquanto toca sua bateria, nos shows sempre dá espetáculo, sua banda também é sua marca registrada.

Jean Chareta

0 comentários: