Sami Vänskä (26 de Setembro, 1976) é um baixista finlandês notório por ter sido o baixista da banda de Heavy metal Nightwish entre 1998 e 2002.
Vänskä começou cedo a ter aulas de músicas, e tocou em várias bandas adquirindo experiência, em 1994, ele e seu amigo Tuomas Holopainen fundaram uma banda popular em Kitee, Nattvindens Gråt, que acabou em 1997. Nesse ano, Holopainen cria a banda Nightwish, em 1998, Vänskä se junta ao Nightwish, ele participa de dois álbuns, um DVD ao vivo e um EP.
Em 2002, Tuomas Holopainen, tecladista e líder do Nightwish, pediu ao empresário da banda, Ewo Rytkönen, para falar com Vänskä e pedir que ele saísse, pois as diferenças musicais entre eles poderiam ameaçar a banda. Ele acabou por sair, sendo substituído por Marco Hietala. Vänskä explicou sua saída do Nightwish dizendo que ele e Holopainen possuíam gostos musicais diferentes.
Após deixar o Nightwish, Vänskä se juntou por pouco tempo com a banda de Jazz Root Remedy.


Minha opinião:
Eu tenho os cd's e dvd's da banda, Sami foi até o EP Over the Hills and Far Away (2001), tendo feito um dvd com a banda entitulado From Wishes to Eternity no ano 2000, a minha nota é que não achei ele lá muito notório na banda, uma vez que ficava la na dele quieto, praticamente sem emoção no show deste mesmo dvd, com a entrada do Marco Hietala a banda, que ja era muito boa, decolou, pois Hietala cantava também e fez grandes duetos com a Tarja.

Jean Chareta

0 comentários: