Biografia de Anette Olzon (ex-vocalista)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Anette Ingegerd Olsson Blyckert (Katrineholm, 21 de junho de 1971) é uma cantora e instrumentista sueca ex-vocalista da banda Nightwish, entre 2007 até 2012. Anette também esteve a frente da banda Alyson Avenue entre os anos de 2000 à 2006. Após sua entrada no Nightwish, Anette participou de outros projetos musicais como participante especial.


Em 2008, Anette esteve no álbum Heart Full of Fire, do grupo Brother Firetribe, a cantora também já trabalhou com a banda Pain e com o famoso grupo finlandês The Rasmus em 2009. Em 13 de agosto de 2009 Anette cantou duas músicas do Nightwish, "Kuolema Tekee Taiteilijan", e "Meadows of Heaven", ao lado da Orquestra Filarmônica de Estocolmo no Suomi Safari, um evento para comemorar as boas relações entre Finlândia e Suécia. Após o encerramento da mais recente turnê mundial do Nightwish Anette divulgou em seu blog que planeja lançar um álbum solo, e em 19 de outubro de 2009 anunciou que o processo de composição já havia sido iniciado. O novo álbum do Nightwish também já começou a ser composto, previsto para começar a ser gravado em 15 de outubro de 2010.
Anette tem dois filhos. O mais velho se chama Seth, ele tem cerca de 12 anos, e é fruto do relacionamento de seu ex-marido. Em 2010, Anette deu à luz seu segundo filho, fruto do seu relacionamento com o baixista Johan Husgafvel da banda sueca PAIN. O filho se chama Nemo. Anette disse que houve 3 razões para a escolha do nome de seu filho. A primeira foi a música Nemo, da sua ex-banda Nightwish, o Filme Procurando Nemo da Disney, e o personagem Capitão Nemo dos Livros Vinte Mil Léguas Submarinas e A ilha misteriosa, ficção escritas por Júlio Verne.
Anette é fã de Sharon den Adel e Simone Simons, duas cantoras que cantam em bandas de estilo semelhante ao do Nightwish; ela também costuma ouvir outras bandas de metal como Sonata Arctica, Tarot, Kamelot, Amorphis e Within Temptation, ela diz também ser uma grande fã da banda norte-americana Evanescence e de sua vocalista Amy Lee, além de ter dito que era fã de The Rasmus antes de sua contribuição com a banda. Anette vive com seu namorado, seu primeiro filho, nascido em julho de 2001, e seu segundo filho, nascido em 31 de julho de 2010, naSuécia; Anette colocou uma mensagem no site oficial da banda, dizendo que seu segundo filho nasceu com 52 cm e 3,92 kg e que está se sentindo "nas nuvens".

Biografia pessoal

Anette cresceu em uma família envolvida com música; ela cantou desde a infância e foi forçada por sua mãe a tocar oboé por oito anos. Sua mãe tinha uma banda que costumava fazer turnês pela Suécia e Anette costumavan acompanhá-la, e as vezes cantava em palco com ela. Anette participou de vários programas de talento desde os 13 anos de idade. Aos 17 anos Anette entrou para sua primeira banda, chamada Take Cover, que fazia covers do ABBA; aos 21 anos ela interpretou o papel principal em uma peça teatral chamada Gransland, em Helsingborg, e depois passou a ter aulas de canto no Conservatório Musical de Copenhague, mas atualmente ela treina na Universidade Musical de Malmö com uma professora particular quando precisa.
Anette teve seu primeiro filho, Seth, em julho de 2001. Ela tem 40 anos, por isso achava que não iria engravidar mais, logo fica grávida em 2009, fruto de seu relacionamento amoroso com o baixista Johan Husgafvel da banda sueca Pain, que abriu alguns shows do Nightwish em 2008 e 2009; ela não divulgou informações pessoais sobre a gravidez, apenas que é um menino, com o nome Nemo (Anette disse que houve 3 razões para a escolha do nome de seu filho. A primeira foi a música Nemo, da sua atual banda Nightwish, o filme Procurando Nemo da Disney, e o personagem Capitão Nemo dos Livros Vinte Mil Léguas Submarinas e A ilha misteriosa, ficção escritas por Júlio Verne), nascido em 31 de julho de 2010, na Suécia, Anette colocou uma mensagem no site oficial da banda, dizendo que seu segundo filho nasceu com 52 cm e 3,92 kg e que está se sentindo "nas nuvens". Atualmente Anette vive com seu namorado, seu filho mais velho, Seth, seu segundo filho, Nemo, na Suécia. Ela também deverá se casar com o pai do bebê logo.

Carreira com o Nightwish

Em 21 de outubro de 2005 a banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish demitiu oficialmente sua vocalista, Tarja Turunen, e pouco tempo depois anunciaram em seu website que todas as interessadas em substituí-la deveriam enviar um fita ou CD demonstrando suas vozes, e entre elas seria escolhida a nova vocalista; ao todo o grupo recebeu mais de 2 mil fitas.
Anette ouviu o Nightwish pela primeira vez cerca de dois meses antes de Tarja ser demitida; ela tinha uma sobrinha que era fã da banda e, incentivada por ela, comprou a coletânea Highest Hopes para conhecer as músicas. Quem sugeriu que ela se candidatasse foram os membros do Alyson Avenue, ela ficou em dúvida por não ser uma cantora de música clássica, mas decidiu tentar. Ela gravou uma versão de Ever Dream, sem ensaios, com a banda e enviou a demo para Tuomas Holopainen, tecladista e líder do Nightwish; a resposta foi rápida, Tuomas disse que havia amado a voz dela e pedir que ela enviasse uma nova demo com mais três músicas; ela então gravou NemoWish I Had an Angel e Higher Than Hope, e mandou também uma versão acústica de Kuolema Tekee Taiteilijan.
Em março a banda anunciou que continuaria recebendo demos, e Anette enviou um e-mail a Tuomas perguntando se ela devia mandar algo mais, mas Tuomas respondeu dizendo que apesar dela ser uma das melhores candidatas, era certo que ela não ficaria com o cargo pelo fato dela ter um filho. Anette disse ter ficado muito decepcionada, mas respondeu a mensagem perguntando se ela podia enviar um DVD do Alyson Avenue, e ele aceitou.  Em agosto de 2006 Anette recebeu um e-mail de Ewo Pohjola, empresário do grupo, que continha algumas perguntas e também uma convite para que ela conhecesse a banda pessoalmente; esse encontro aconteceu no começo de setembro;  Anette foi até o estúdio de Emppu Vuorinen, guitarrista do Nightwish, e cantou algumas das músicas antigas da banda, e alguns dias depois também cantou algumas das novas composições. Após as gravações, Anette voltou à Suécia e no meio da viagem recebeu um SMS de Ewo convidando-a para voltar à Finlândia em pouco tempo; Anette disse: "Fiquei tão emocionada que chorei no caminho para casa."
Anette recebeu, em casa, algumas músicas para ensaiar e encontrou a banda novamento em outubro; primeiramento todos foram à ilha de Tuomas na cidade de Kitee apenas para festejarem e se conhecerem melhor;  depois disso foram para Helsinque onde fizeram uma sessão de fotos profissional e gravaram algumas músicas em estúdio; Anette voltou para casa após 6 dias na Finlândia, e teve de esperar até 2007 para novas informações. Dia 30 de janeiro de 2007 Anette recebeu uma ligação de Tuomas, os dois conversaram um pouco e no meio da ligação Tuomas disse que Anette ia ter muito o que fazer nos próximos anos; ela disse que se controlou para não gritar, mas depois quase não ouviu mais nada. As gravações oficiais, já como nova vocalista, foram feitas em março no estúdio Abbey Road em Londres, Inglaterra.

A banda realizou três shows secretos na Euorpa antes de realizar o primeiro show oficial, que ocorreu em Tel Aviv, Israel, em 6 de outubro de 2007; então começou a Dark Passion Play World Tour, visitando América do Norte e latina, Europa, Ásia e Austrália, contando com 190 shows em dois anos. A apresentação final ocorreu na Hartwall Areena de Helsinque, na Finlândia, em 19 de setembro de 2009.O álbum de estréia de Anette seria também o sexto do Nightwish, e se chamou Dark Passion Play; o primeiro single, Eva, estava previsto par ser lançado no começo de junho, mas acabou vazando para a Internet e assim o nome de Anette foi revelado na mídia em 24 de maio e Eva foi oficialmente lançado em 25 de maio, com todos os seus lucros sendo doados para a caridade.
 A banda ainda lançou um novo single, Amaranth, antes de fazer o lançamento oficial do álbum que ocorreu em 26 de setembro. O álbum ainda teve outros 3 singles, Erämaan ViimeinenBye Bye Beautiful e The Islander, e vendeu mais de 1 milhão e 500 mil cópias ao redor do mundo, ganhando Disco de Platina Quádrupla na Finlândia,  Platina Dupla na Suíça,Platina na Hungria e Disco de Ouro na Alemanha,ÁustriaSuécia e Polônia.
O sétimo álbum do Nightwish, Imaginaerum, lançado em 30 de novembro de 2011 na Finlândia, em 2 de dezembro no restante da Europa e em 6 de janeiro de 2012 no Brasil.

Saída do Nightwish

Em 28 de setembro de 2012, o Nightwish tocou no Odgen Theatre, no Colorado, EUA. Na ocasião, Anette passou mal e foi internada, sendo substituída por Elize Ryd e Alissa White-Gluz, das bandas Amaranthe e The Agonist, respectivamente. No dia seguinte, Anette enviou comunicado aos fãs dizendo que não havia sido consultada sobre sua substituição, e manifestou descontentamento com a atitude dos outros membros da banda. Em 1 de outubro, o Nightwish divulgou um comunicado oficial dizendo que, em comum acordo, a cantora e o restante do grupo decidiram que seria melhor que ela saísse da banda, sendo anunciada sua substituição por Floor Jansen até o final da turnê já marcada para o álbum Imaginaerum.

"Nos últimos tempos, tornou-se cada vez mais óbvio que a direção e as necessidades da banda e da vocalista estavam em conflito, e isso levou a uma divisão da qual a banda não pode se recuperar. [...] Nós sempre vamos permanecer animados com as aventuras que estão por vir, e nós estamos extremamente orgulhosos dos dois álbuns bonitos e os shows maravilhosos que compartilhamos juntos."

Biografia segundo a própria Anette Olzon
Biografia
Eu nasci no dia 21 de Junho de 1971, em Katrineholm, Suécia. Eu tenho uma irmã e um irmão e ambos são um pouco mais velhos que eu, o que me tornou a eterna "pequenina". Quando eu tinha um ano e meio de idade meus pais se divorciaram e minha mãe se mudou conosco para uma pequena vila ao Sul da Suécia. Os familiares do lado de minha mãe sempre estiveram envolvidos com música, o que me fez crescer numa família musical, onde todos tocavam algum instrumento ou cantavam. Assim, eu comecei a cantar quando ainda era bem nova. Eu também toquei oboé por oito anos.
Depois de completar meus treze anos, comecei a competir em vários shows de talento e também fazia algumas participações na banda de minha mãe. Eu entrei em minha primeira banda de verdade quando tinha desessete anos. Era uma banda de covers chamada "Take Cover" e todos os outros integrantes eram mais velhos que eu. Depois de tocar covers, entrei numa banda chamada Alyson Avenue, primeiro apenas como cantora de estúdio, mas depois acabei ficando a frente do grupo. Nós tocamos juntos por muitos e muitos anos e lançamos dois álbuns.
Aos 21 anos eu fiz o papel principal na rock opera/musical chamada "Gränsland", em Helsingborg. Depois disso, entrei na Balettakademien, em Gotemburgo. Em adição às já mencionadas, estive em várias outras bandas ao longo dos anos, cantei em corais, fiz trabalhos de estúdio para vários projetos e vez ou outra cantei até em casamentos.
Quando comecei cheguei a fazer aulas no Conservatório Musical de Copenhagen, em Helsingör, Dinamarca, com professor particular, mas hoje em dia eu uso as técnicas e exercícios de Katrin Sadolins.
Eu moro em Helsingborg com meu companheiro e dois filhos. No meu tempo livre, adoro correr pela natureza. Também tenho meu blog, onde escrevo todos os dias. Outras coisas que adoro são roupas, aprender coisas novas e dar longas caminhadas.
TOP 5
Álbuns
1. ABBA - Arrival
2. Chisu - Vapaa ja Yksin
3. Kamelot - Ghost Opera
4. Kari Rueslåtten - Other Peoples Stories
5. Robert Plant and Allison Krauss - Raising Sand

Músicas
1. Michael Jackson - "Earth Song”
2. James Morrison - ”Slave to the Music”
3. Queen - ”Show Must Go On”
4. Lady Gaga - ”Judas”
5. Madonna - ”Live to Tell”

Interesses diversos
1. Correr
2. Beijar
3. Rir
4. Amar
5. Existir

Hobbies
1. Correr
2. Roupas
3. Livros
4. Filmes
5. Longas caminhadas pela floresta

Filmes
1. Titanic
2. O Gladiador
3. Coração Valente
4. Discurso do Rei
5. Cisne Negro

Livros
Todos os livros do Paulo Coelho.

Bebidas
1. Água com gás
2. Coca Diet
3. Sprite
4. Fanta
5. Vinho tinto

Comidas
1. Sushi
2. Filé Mignon
3. Salmão
4. Feijão Edamame
5. Almôndegas, batatas e molho
Fonte: http://nightwish.com/pt/band/members?id=1

Minha opinião: Anette sofreu muito com o impacto de ser a substituta da Tarja no Nightwish, porém mostrou do que era capaz e fez dois lindos albuns com a banda, eu antes também era um dos fãs que não gostavam muito dela, mas com o tempo e ouvindo melhor as músicas aprendi a gostar e admirar a sua voz, é diferente? Sim é!, mas o Nightwish mostrou que não era preso a apenas um estilo único, que era com o conto lírico.
Fiquei um pouco surpreso com sua demisão da banda, mas é a vida, as vezes não conseguimos continuar na mesma atmosfera durante muito tempo...ela tem seus motivos e eles também. Só desejo boa sorte a ela.

Jean Chareta

0 comentários: