Angels Fall First (1997)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Angels Fall First é o álbum de estreia da banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish, lançado em 1997 pela Spinefarm Records. A edição limitada (que só 500 cópias foram lançadas) tinha somente sete canções, duas das quais não estavam na edição normal. Até dezembro de 2009,Angels Fall First tinha vendido mais de 36,000 cópias só na Finlândia. Foi o primeiro trabalho do grupo com o baterista Jukka Nevalainen, que entrou para a banda em maio de 1997.
As canções desse álbum são raramente tocadas em concertos com exceção de "Elvenpath" e "Beauty and the Beast". No primeiro DVD e CD ao vivo da banda, From Wishes to Eternity, o vocalista do Sonata Arctica, Tony Kakko, canta os versos masculinos de "Beauty and the Beast", porque essa banda se apresentou antes do Nightwish durante essa turnê. Sem um vocalista substituto, Holopainen cantou as partes de si mesmo enquanto tocava teclado. Em 2001, Kakko foi contratado novamente para gravar uma nova versão de "Astral Romance" com a letra alterada relativa a todas as partes masculinas para o EP Over the Hills and Far Away.
Holopainen também revelou que a banda ensaiou "Elvenpath" com a atual vocalista, Anette Olzon, mas "não funcionou" bem o suficiente para ser executada ao vivo.

Estilo musical e canções

Angels Fall First é muito diferente de seus outros lançamentos. Ele é muito mais folk metal e acústico que seus sucessores. Seu som folk é também mais ou menos reduzido em álbuns posteriores.
Os vocais masculinos ouvidos em "Beauty and the Beast", "The Carpenter", "Astral Romance" e "Once Upon a Troubadour" são cantados pelo tecladista–co-fundador Tuomas Holopainen, bem como os sussuros no início da versão demo de "Etiäinen". Seguindo seu lançamento, Holopainen nunca cantou em um álbum novamente, porque ele pensou que não era bom o suficiente. Entretanto, ele forneceu alguns dos sons de fundo em "Moondance" do segundo álbum, Oceanborn, e em "Master Passion Greed" do sexto álbum, Dark Passion Play. "Elvenpath" apresenta clipes de áudio do prólogo de O Senhor dos Anéis, dirigido por Ralph Bakshi. A faixa na edição limitada é a mesma faixa que estava na sua segunda demo, que também se chamava Angels Fall First. "Erämaajärvi" continuou a ser a única canção em finlandês do Nightwish até "Kuolema Tekee Taiteilijan", de 2004, "Erämaan Viimeinen", de 2007 e "Taikatalvi", de 2011.

Recepção

O álbum não foi recebido muito bem criticamente, pois avaliadores como o "Allmusic" deram nota 3 de 5 e disseram que o álbum foi (...)meloso demais(...), bem como o "The Metal Observer", que disse que o lançamento foi drástico em comparação com o último. Mas teve um bom desempenho de vendas, ganhando Disco de Ouro na Finlândia. O primeiro e único singleThe Carpenter, fez bastante sucesso, acabando o ano na 8ª posição nas paradas, e o álbum fechou o ano em 31º lugar na lista dos álbuns mais vendidos do país. Embora "The Carpenter" tenha alcançado a 3ª posição nas paradas de singles finlandesas,o Nightwish só veio a ganhar fama internacional após o lançamento de seu segundo álbum de estúdio,Oceanborn.

Faixas do CD


1. Elvenpath 4:40

2. Beauty and the Beast 6:27

3. The Carpenter 5:57

4. Astral Romance 5:12

5. Angels Fall First 5:34

6. Tutankhamen 5:31

7. Nymphomaniac Fantasia 4:47

8. Know Why The Nightingale Sings 4:14 

9. Lappi(Lapland) 9:20


Compositor: Tuamas Holopainen
Minha Opinião: O album de lançamento deles, com musicas inspiradoras entre elas a 1º Elvenpath, que é muito linda, vale a pena conferir esse album, tem muito o lado gótico nele e melódico, gosto de todas as musicas, as letras nem se fala.

0 comentários: