Biografia de Tuomas Holopainen

quarta-feira, 31 de outubro de 2012



Tuomas Holopainen (Kitee, 25 de dezembro de 1976) é um compositor, arranjador, orquestrador, tecladista e letrista finlandês. Seus estilos musicais mais frequentes são o symphonic metal, música clássica e heavy metal .
Tuomas é mundialmente conhecido como tecladista, líder e compositor da banda finlandesa Nightwish. É extremamente popular na Finlândia, não só pela pertença à banda Nightwish, mas também por bandas já extintas como Nattvindens Gråt e Darkwoods My Betrothed. Atualmente também toca teclado paralelamente na banda For My Pain...e como convidado no grupo Sethian.
Além de músico, ele também trabalha como produtor musical, produz o grupo feminino Indica e ocasionalmente a banda Silentium. Algumas canções de Tuomas foram usadas como trilhas sonoras: é o caso de "Wish I Had an Angel", usada no filme norte-americanoAlone in the Dark, e "While Your Lips Are Still Red", usada no filme finlandês Lieksa!.
Atualmente trabalha no próprio filme do Nightwish, chamado "Imaginarium".

Biografia pessoal



Tuomas nasceu em 25 de dezembro de 1976 em Kitee, Finlândia. Desde a infância ele é fã dos clássicos da Disney bem como seus personagens, preferindo o Pato Donald. Quanto a literatura, ele prefere histórias de fantasia pura, ou de mistérios, como O Senhor dos Anéis ou The Dark Tower, de Stephen King.Ele também é fã da série Dragonlance, na qual ele se inspira em suas composições.

Tuomas é dono de uma pequena ilha próxima a Kitee onde costuma receber seus amigos pessoais e descansar nas férias.Sempre houve entre os fãs uma dúvida sobre a sexualidade de Tuomas e sobre uma possível obsessão pela música. Em 2005, a revista alemãRock Hard entrevistou a mãe de Tuomas sobre isso, e ela respondeu:

"É confuso pensar que o nosso Tuomas possa ter esse tipo de obsessão por algo ou alguma coisa, mas é bom vê-lo com as coisas que gosta. Mas certamente o Nightwish não é uma religião para ele."




Carreira musical


Formação e primeiras bandas


Holopainen escrevia textos musicais desde a escola. Ainda com sete anos de idade, sua mãe o escreveu em aulas de piano, mais tarde ele também estudou clarinete, saxofone e música teórica. Na adolescência ele se tornou pianista de uma banda escolar de jazz.

Tuomas entrou para sua primeira banda em 1992, um pequeno projeto chamado Dismal Silence, onde esteve apenas como membro ao vivo por alguns meses. Em 1995, ele entrou para o grupo Darkwoods My Betrothed, já no álbum de estreia Heirs of the North Star, foi nessa época que ele escreveu sua primeira canção, "A New Heaven A New Earth". Nesse mesmo ano ele entrou para outra banda, Nattvindens Gråt, com a qual lançou dois álbuns, A Bard´s Tale e Chaos Without Theory,e uma Fita Demo, Dar Svanar Flyger.

Tuomas continuou trabalhando com o Darkwoods My Betrothed até 1998, lançando com a banda mais dois álbuns, Autumn Roars Thunder e Witch-Hunts.



Carreira com o Nightwish

Em julho de 1996, Tuomas decidiu criar seu próprio projeto musical para que ele pudesse escrever suas próprias músicas. Para a formação do grupo, chamou dois amigos de escola, a cantoraTarja Turunen e o guitarrista Erno Vuorinen.Em dezembro eles gravaram e lançaram uma demonstração intitulada Nightwish, da qual foi retirado o nome da banda.
Em novembro 1997, é lançado o primeiro álbum, Angels Fall First,o grupo fez seu primeiro show em 31 de dezembro do mesmo ano, em sua cidade natal.A banda, porém, só ficou internacionalmente famosa com o lançamento do álbum Oceanborn, em 1998. Em 1999, o grupo se apresentou em diversos lugares da Finlândia e da Europa e continuou fazendo shows pelos anos de 2000 e 2001, período de lançamento do álbum Wishmaster e do EP Over the Hills and Far Away.
Nessa época, Tuomas decidiu acabar com a banda, chegando a ligar para as duas gravadoras, Spinefarm e Drakkar para anunciar o fim, mas decidiu reconsiderar após uma conversa com o cantor Tony Kakko. Para que a banda continuasse, Tuomas demitiu o até então baixista, Sami Vänskä, e contratou Ewo Rytkönen como novo empresário.A banda também assinou um contrato com a King Foo Entertainment.

Em Abril de 2006, Tuomas começa a trabalhar no novo álbum do Nightwish, Dark Passion Play, mas a nova vocalista da banda, Anette Olzon, só foi anunciada em maio de 2007.Em setembro de 2007, Dark Passion Play é finalmente lançado mundialmente, e no mesmo mês a banda inicia uma turnê mundial que passou por Portugal e Brasil em novembro de 2008,a turnê promocional do álbum acabou em 19 de setembro de 2009 em Helsinque, na Finlândia.Em 2002, o Nightwish lançou o álbum Century Childe excursionou mundialmente para divulgá-lo. O álbum Once, de 2004, vendeu mais de 1 milhão de cópias ao redor do mundo, conseguindo dois discos de platina e um de ouro.A turnê promocional do álbum acabou em 21 de outubro de 2005 em Helsinque, na Finlândia,após esse show, Tuomas demitiu Tarja atráves de uma carta aberta, e anunciou que o Nightwish realizaria um pausa durante o ano de 2006.
Em julho de 2008, uma representante do Emma Awards perguntou a Tuomas: Você está trabalhando no novo álbum do Nightwish nesse momento?,e ele respondeu:
"No que diz respeito às ideias, sim, o tempo todo. Acabo de comprar um novo caderno de notas para as letras, pois o primeiro já está cheio. No momento, tenho uma música completa, vários conceitos e títulos para outras faixas e uma visão bastante clara do álbum. Será fantástico começar a trabalhar nisso em tempo integral, em algum momento do ano que vem. Mas precisamos sobreviver e viver ao máximo esta turnê primeiro."

Projetos paralelos

Em 1999, Tuomas foi convidado para participar de uma nova banda que Altti Veteläinen e Petri Sankala estavam criando, além dele, Oli-Pekka Törrö e Juha Kylmänen também foram chamados. Como na época, todos estavam envolvidos em outros projetos, eles decidiram deixar a ideia para mais tarde.
Em 2001, quando o Nightwish e o grupo Eternal Tears of Sorrow fizeram uma pausa, todos decidiram retomar a ideia, a banda foi chamada de For My Pain..., e o primeiro álbum, Fallen, saiu em 31 de março de 2003.
Em 2004, a banda lançou um single independente, Killing Romance, que ficou em #7 lugar nas paradas finlandesas. Foi o último lançamento oficial do grupo, já que atualmente, todos estão envolvidos em outros projetos.
Tuomas também já se envolveu em várias outras bandas, tanto como membro ao vivo como membro de estúdio. Em 2003, ele foi o tecladista do álbum de estreia, Into the Silence, da banda Sethian. Jukka Nevalainen, baterista do Nightwish, também participou. Em 2006, Tuomas se tornou membro do Trio Timo Rautiainen, com quem já lançou dois álbuns, três singles e um EP.
Tuomas também já tocou ao vivo com a banda finlandesa Kotiteollisuus e participou de três álbuns deles como tecladista, e ainda tocou com o Kylähullut e Sonic Syndicate.

Carreira como produtor

Além do Nightwish, Tuomas também produz a banda finlandesa de pop rock Indica, que se tornou o número de abertura do Nightwish em 2008 e 2009, ao lado dos suecos Pain.
Tuomas também produziu o álbum Sufferion – Hamartia of Prudence, do grupo Silentium, em 2003.

Composições e influências musicais


Tuomas com o Nightwish em Paris, na França, em 6 de abril de 2008.
Holopainen disse que é fortemente influenciado pelos filmes. Músicas como "Beauty of the Beast", "Ghost Love Score" e "The Poet and the Pendulum" foram fortemente influenciadas no gênero. Outras como "Bye Bye Beautiful" e "Wish I Had an Angel" tem inspirações no Rock industrial, e outras como "The Islander", "Last of the Wilds", "Creek Mary's Blood" e o álbum Angels Fall First possuem raízes folclóricas e indígenas. Holopainen também disse que a trilha musical dos filmes é o que ele escuta em seus momentos de lazer, ele é fãn das música de Van Helsing e Crimson Tide, e praticamente todas as composições de Hans Zimmer.
Programas de televisão também tiveram influênia sobre o Nightwish, muitas das músicas mais clássicas da banda tem raízes em séries de TV, como Dragonlance, e também as sequências de O Senhor dos Anéis,dentre as músicas enraizadas nesses gêneros estão "Wishmaster" e "Wanderlust". Na discografia do Nightwish podem ser encontadas referências à "The Kharolis Mountains", "Shalafi", "Krynn, "Elbereth" e "Gray Havens".A música "7 Days to the Wolves" foi inspirada na série literária The Dark Tower, de Stephen King.
O Nightwish também influenciou outras bandas e solistas com suas músicas, Simone Simons, vocalista da banda Epica, começou cantando músicas do Nightwish. Nicole Bogner, ex-vocalista da banda Visions of Atlantis, também afirma que o Nightwish influenciou fortemente o seu primeiro álbum.Sander Gommans, da banda After Forever, disse o Nightwish certamente nos influenciou na criação de novas músicas,o cantor Tony Kakko também afirma que o Nightwish teve grande influência em suas composições.Tuomas escreveu apenas uma canção diretamente para o cimena, foi "While Your Lips Are Still Red", para o filme finlandês Lieksa!, lançado em 11 de dezembro de 2007.
Apesar disso, algumas músicas foram usadas como trilhas sonoras com sua permissão, foi o caso de "End of all Hope" e "Slaying the Dreamer", do quarto álbum do Nightwish, Century Child, usadas na trilha do filme "Kohtalon kirja", em 2002. Em 2005, "Wish I Had an Angel" foi o tema principal do filme norte-americano "Alone in the Dark", nesse mesmo ano, "Nemo" foi uma das canções de fundo no filme "The Cave".
Em 26 de agosto de 2006, foi lançado um CD contendo a trilha sonora de "The Cave", e "Nemo" era a faixa #5

Equipamentos

A seguir estão listados os modelos de teclados Korg que Tuomas usa ou usava:
  • Korg OASYS
  • Korg N364
  • Korg Triton
  • Korg KARMA
  • Korg Trinity
  • Korg TR

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuomas_Holopainen

BIOGRAFIA SEGUNDO O PRÓPRIO TUOMAS HOLOPAINEN:


Biografia


Eu nasci Tuomas Lauri Johannes Holopainen em uma família de quatro pessoas, no dia de Natal de 1976. Desde então meu lar tem sido a pequena cidade de Kitee, em North Carelia, na Finlândia. A música entrou em minha vida quando eu tinha seis anos quando minha mãe me fez tomar aulas de piano em uma escola de música de Carelia, seguidas de clarinete e saxofone tenor alguns anos depois. Tendo completado as aulas de teoria musical e os exames finais com os instrumentos, eu consegui meu diploma aos quinze anos. No mesmo ano eu viajei para o Kansas (EUA) para um programa de intercâmbio de um ano. É com certa vergonha que digo que nunca mais toquei nem o clarinete nem o sax desde a banda militar, em 1996/1997.
Em Setembro de 1992 minha então família nos EUA me levou para ver o Metallica e o Guns 'N Roses em Kansas City, um show que acabaria tendo um imenso impacto em minhas influências musicais e, porque não, minha vida. Voltando dos EUA em 1993, fui convidado para entrar em uma banda de amigos chamada Dismal Silence. Logo veio o Nattvindens Gråt e o Darkwoods My Betrothed. Essas bandas eram em sua essência criações de meu amigo de escola, Teemu Kautanen, a quem devo agradecer imensamente, já que ele foi uma espécie de mentor para mim no que diz respeito a escrever músicas e letras. Depois de alguns anos nesses grupos, a idéia do Nightwish nasceu no Outono de 1996.
Além do Nightwish, alguns de meus projetos e aventuras musicais passados incluem o Sethian, For My Pain, Kotiteollisuus, Timo Rautiainen & Trio Niskalaukaus, Silentium (produtor) e Indica (produtor).
Eu tenho uma paixão especial por trilhas sonoras de filmes, mas quando falamos de apreciar música, é sempre ela como um todo - e não seu gênero - que importa. Escrever a trilha para um filme é algo que eu adoraria tentar um dia.
Meu objetivo na banda é me tornar um ser humano mais equilibrado, amigo e colaborador através da criação de músicas e estórias, dando ao ouvinte um lugar para onde possam fugir e criar seu próprio universo, além de smplesmente querer ter momentos maravilhosos com essa turma! Nightwish é minha imagem gêmea, meu retiro, minha lixeira e meu trabalho, tudo isso misturado numa coisa só. O novo álbum Imaginaerum conduz a uma longa viagem a um novo nível novamente, mas acredito que ainda tenhamos um longo caminho para percorrer nessa montanha russa. A jornada irá durar enquanto existir imaginação, beleza e escuridão no mundo. Obrigado a todos por me proporcionar isso, por ouvir e se importar.

Fonte: 

Minha opinião: Sem palavras para descrever esse poeta, Tuomas é estraordinário, realmente não tenho palavras, o admiro muito.

0 comentários: